Por Guilhermina Salasário Ayres

Bibliotecária do Sindprevs/SC

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Tudo começou na década de 80, com uma biblioteca literária. À época o acervo era de best sellers, almanaques, seleções e revistas descartáveis. Ao mesmo tempo, tínhamos um grande acervo arquivístico sobre trabalho, trabalhadores e trabalhadoras, funcionalismo público, saúde pública e cidadania, sobre esta última contávamos com peças sobre gênero, raça, etnia, geração, regionalismo, capacidades e assuntos afins aos direitos humanos.

 

Tínhamos também nestes arquivos muita coisa sobre GEAP, DIAP, sindicatos do Brasil e do mundo, material sobre conferências de saúde e demais conferências que o sindicato participava, ou seja, tínhamos no arquivo aquilo que deveria estar na biblioteca.

 

Na década de 90, aconteceu a primeira grande reforma da sede do Sindprevs/SC, foi aí que, tendo em vista a falta de utilização, a biblioteca deixou de existir e o sindicato passou a dar ênfase apenas aos documentos arquivísticos, criando assim o primeiro arquivo do Sindicato. Importante colocar que todo o acervo literário da antiga biblioteca foi doado para as bibliotecas públicas do município e do Estado, ficando no sindicato os livros, documentos e periódicos relacionados ao trabalho e sindicalismos e ao GT de Gênero, Raça e Etnia e saúde do trabalhador e da trabalhadora.

 

Deste modo, o recém-criado arquivo passou a abrigar todos os documentos históricos/permanentes e intermediários do Sindprevs/SC, e assim continuou até a segunda grande reforma, quando o sindicato passou a funcionar, temporariamente, na Fecesc. 

 

Antes de irmos para a Fecesc, em 2009, levamos para uma reunião da Direção do Sindprevs/SC a necessidade de reativarmos a biblioteca. Desta vez, ela deveria ser uma biblioteca especializada. Sendo assim, após aprovada pela diretoria executiva, o projeto foi levado à plenária e assembleia e nelas foi aprovada a criação da Biblioteca Especializada em sindicalismo e direitos humanos do Sindprevs/SC.  

 

Uma vez aprovada, iniciamos um estudo sobre bibliotecas sindicais levando em consideração os três princípios teóricos sobre o conceito de biblioteca especializada: 1) o que trata do acervo que a biblioteca possui e disponibiliza; 2) o que fala do tipo de usuário(a) que a frequenta; e 3) o que coloca o tipo de acervo associado ao tipo de usuário(a).

 

Após observações e estudos, vimos que a biblioteca deve  ser voltada ao associado e a usuárias e usuários que a frequentam, porque são trabalhadores e trabalhadoras que buscarão sobre si, levando em conta que são pessoas que trabalham, e que vivem além do trabalho. 

 

Pensando nisto, iniciamos a aquisição do acervo que deveria ser sobre as temáticas já descritas, sem deixar de contar com os vários materiais produzidos pelo sindicato, os quais transitavam nos variados temas destinados aos trabalhadores e as trabalhadoras ou escritos por eles e elas. 

 

A partir disto, iniciamos a aquisição do que seria a nossa primeira coleção de obras, a qual deveria levar à classe trabalhadora suas histórias, suas demandas, suas angustias, enfim, entre outras coisas, a vida diária das trabalhadoras e dos trabalhadores do Brasil, da América Latina e do mundo.

 

Nossa biblioteca funciona como um centro processador de informação, o qual poderá ser um local de suporte de informação sindical entre outras, com o poder de exercer o papel de veículo que guardará e disseminará a informação relevante para o planejamento, a tomada de decisão e a solução de problemas sindicais, saúde do trabalhador e da trabalhadora, gênero, raça e etnia, além de nos dar subsídios para atenuar os problemas de nossas afiliadas e afiliados e afins.

 

Desta forma, hoje nosso acervo conta com aproximadamente mil e quatrocentos exemplares de livros, cartilhas, literatura cinzenta (teses, dissertações, monografias e TCCs), periódicos (revistas, jornais e boletins). Todos estes exemplares foram escritos por e para trabalhadores e trabalhadoras ou sobre trabalho e suas formas e lugares. 

 

Isso pronto, pensamos na melhor maneira de disponibilizar e facilitar o acesso ao acervo. Para tanto, fizemos uma pré-seleção e organização que dividimos, inicialmente, em dois grandes grupos: Trabalho e Trabalhadores e Trabalhadoras. Logo após, divididos em dois subgrupos e, assim por diante.

 

Além do acervo citado acima, a Biblioteca especializada em sindicalismo e Direitos Humanos do Sindprevs/SC também conta com aproximadamente 100 exemplares encadernados em capa dura das publicações e peças publicitárias do Sindicato. São elas: atas; relatórios; teses; resoluções; panfletos; cadernos especiais; revistas; boletins; jornais; panfletos; cartilhas; cartazes; adesivos; livros; código de ética; estatuto e resultados das pesquisas dos encontros; seminários e congressos realizados.

 

Por fim, temos um pequeno acervo infanto-juvenil com histórias em quadrinhos sobre gênero, raça, etnia, saúde do trabalhador e da trabalhadora, história de sindicatos, entre outros e uma pequena coleção para crianças que fala de classe, gênero e democracia.

 

Montamos esta biblioteca e organizamos seu acervo para que nossos trabalhadores e nossas trabalhadoras tenham a sua, a nossa e a história dos trabalhadores no mesmo lugar e ao seu alcance.

 

Referência Bibliográfica:

Salásario Ayres, Maria Guilhermina Cunha. BIBLIOTECA ESPECIALIZADA E INFORMAÇÃO: DA TEORIA CONCEITUAL À PRÁTICA NA BIBLIOTECA DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DE PRECISÃO -LMP/UFSC. R. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 5, n. 5, 2000.

 

Comments powered by CComment