Os(as) trabalhadores(as) do funcionalismo público, principais alvos do governo Bolsonaro, mais uma vez foram atacados(as) diretamente por parlamentares e meios de comunicação, que distorcem dados e informações sobre a realidade, com objetivo de justificar a “reforma Administrativa”.

Nessa segunda-feira, 10 de agosto, foram divulgadas matérias em que os grandes conglomerados de mídia, por meio de telejornais e jornais impressos mentem e tentam manipular a opinião pública, ao informar os dados sobre investimentos públicos.

Em nota , assinada pela Fenasps, o Fórum Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) repudiou as matérias e colocou algumas ponderações acerca deste ataque aos Servidores(as) Públicos(as).

A primeira delas é o fato da matéria separar gasto com o funcionalismo público do investimento em políticas públicas e sociais, fazendo uma comparação entre os valores gastos em salários e o montante investido na saúde e na educação percentualmente ao Produto Interno Bruto (PIB).

Chamou atenção das entidades sindicais – certamente não sendo considerada uma desinformação dos meios de comunicação – que o investimento em servidores(as) públicos(as) seja desvinculado da garantia de direitos via políticas públicas.

É possível escola sem professor(a)? O Sistema Único de Saúde sem médicos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) em enfermagem? É possível acesso à aposentadoria do INSS sem análise de um(a) técnico(a), analistas, peritos(as), assistentes sociais? E na Justiça, é possível Ministério Público, Defensoria Pública sem servidores(as) públicos(as)? Seria possível pesquisas de ponta sobre o novo coronavírus (COVID-19) e outras doenças sem os(as) servidores(as) das Universidades Públicas e da Fiocruz?

A segunda questão que merece ser refutada pelas entidades dos servidores(as) públicos(as) é o fato de buscarem responsabilizar o baixo investimento público em algumas áreas, como o saneamento básico, por conta do gasto com o funcionalismo público. Outra mentira!

Em grande parte dos estados e municípios saneamento básico foi privatizado e por este mesmo motivo tem baixo investimento, uma vez que as empresas de concessão de serviços públicos buscam o LUCRO e não a garantia de direitos à população.

Fica explícito que a intenção dos meios de comunicação, assim como dor presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é dar continuidade ao projeto de desestruturação as políticas públicas a partir das contrarreformas ultraliberais, que retiram direitos dos(as) trabalhadores(as), precarizam as condições de vida da população mais pobre e a relegam a sua própria sorte na luta pela defesa da vida, como está ocorrendo agora no período da pandemia.

Mais uma vez, o lucro e a apropriação privada do fundo público se explicitam. Querem deixar o funcionalismo público nas mesmas condições dos(as) trabalhadores(as) terceirizados(as) e uberizados(as), e, com isso, deixar de garantir serviços públicos para a população.

A nota do Fonasefe ainda ressalta que os trabalhadores(as) não podem ter a ilusão com as aparentes dissonâncias entre o Executivo do país e grandes lideranças do Congresso Nacional, muito menos com as discordâncias entre alguns meios de comunicação e o presidente da República.

Apesar de os grandes meios de comunicação perpetrarem o discurso de que estão “preocupados com as vidas”, dando ampla cobertura para a situação que o país vive dada a pandemia, não demoraram a fazer coro com os ricos, ao responsabilizar o funcionalismo público pela crise do Estado e divulgar as reformas como necessárias e essenciais para conduzir o país nos rumos do capitalismo.

O que o Brasil precisa é de investimento público em políticas públicas e, para isso, são necessários e urgentes a realização de concursos públicos, estruturação de carreiras, valorização dos(as) servidores(as), condições adequadas de trabalho e dotação orçamentária para que os direitos não sejam reduzidos a benesses desse ou de qualquer outro governo. É preciso colocar a vida acima dos lucros!

✔ Pela valorização dos(as) Servidores(as) Públicos(as)!

✔ Pela garantia de direitos para toda a população!

✔ Não à reforma administrativa, que retira direitos da população!

✔ Taxação das grandes fortunas, já!

Fonte: Fenasps

Comments powered by CComment