As Agências da Previdência Social permanecem fechadas por conta da Covid-19. Não é uma escolha dos servidores, mas uma forma evitar aglomerações e a propagação da doença que já toma proporções incontroláveis em todo o Brasil. Abrir as APSs, nesse momento, é uma irresponsabilidade porque geraria o deslocamento de milhares de pessoas: um prato cheio para que o vírus avance, ceifando ainda mais vidas.

Outro motivo para a que as Agências da Previdência Social permaneçam fechadas é que, com as novas variantes do vírus, o contágio pela Covid-19 pode ser acelerado. É importante fazer um esforço para que o coronavírus diminua o índice de propagação, para evitar mais doentes e, em consequência, mais mortes.

As Agências da Previdência Social abertas ao público colocam em risco a vida do conjunto de servidores do INSS, já em exaustão com o número reduzido de pessoal e o acúmulo de trabalho. Os/as servidores/as estão afetados/as com a pressão das metas inatingíveis impostas pelo Governo. Além disso, há o clima de tensão permanente com a possibilidade do contágio pela Covid-19 que afeta também os/as segurados/as que procuram as APSs.

Trabalhadores/as da saúde de todo Brasil seriam sobrecarregados com a abertura das Agências da Previdência Social para público. Isso porque, ao gerar mais deslocamento de pessoas e aglomerações, aumenta a procura pelos serviços de saúde já em colapso por conta da Covid-19. A situação só intensificaria o risco de contaminação dos profissionais de saúde que já estão no nível da exaustão, considerando que a pandemia dura a mais de um ano.

O colapso no sistema de saúde é iminente. O que temos assistido, em todo país, é o limite da capacidade do SUS para atender a demanda que cresce vertiginosamente. Em Santa Catarina, há semanas o sistema opera à beira do colapso. A lista de espera por leitos de UTI é crescente, com centenas de pacientes, colocando os profissionais de saúde na situação de ter que escolher quais vidas salvar.

Por isso, o Sindprevs/SC, defendem o lockdown nacional, o auxílio emergencial para as famílias sem condições de subsistência e a concessão automática de benefícios do INSS durante a pandemia.

Vacina para todas e todos!

Comments powered by CComment