Nesta quinta-feira, 23 de junho, data que marca um mês após a assinatura do acordo da greve que durou 62 dias no INSS, o Comando Nacional de Mobilização (CNM) da Fenasps se reuniu com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, para cobrar os compromissos firmados no Acordo de Greve.

Os pontos discutidos foram:

- Projeto de Lei avalizando a Carreira do Seguro Social como Típica de Estado;

- Recomposição do Vencimento Básico (VB);

- Decreto que institui o Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social;

- Informações sobre o pagamento dos descontos da greve de 2009.

Sobre o Projeto de Lei da Carreira do Seguro Social como Carreira Típica de Estado, o ministro informou que é necessário realizar articulação com o Ministério da Economia para envio para Casa Civil. Oliveira adiantou que na próxima semana haverá uma reunião para encaminhamento dessa pauta.

Em relação ao Vencimento Básico (VB), o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) está buscando complementação orçamentária para que esta demanda seja materializada.

Referente ao Decreto que institui o Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social, o MTP ficou de verificar a data da publicação e informar o comando da Fenasps. Oliveira assumiu o compromisso de que sua publicação ocorrerá o mais breve possível.

Por fim, a respeito do pagamento dos descontos da greve de 2009, o MTP já tem o posicionamento positivo do Ministério da Economia, e aguarda os trâmites burocráticos para pagamento.

Na oportunidade, foi entregue ofício sobre as pautas citadas acima, com a solicitação dos documentos sobre as pautas formalmente encaminhados para o Ministério da Economia.

O Comando Nacional de Mobilização da Fenasps continuará cobrando do governo o cumprimento de todas as pautas do acordo de greve, bem como permanece incansavelmente realizando as articulações com parlamentares no Congresso Nacional.

Comando Nacional de Mobilização da Fenasps

Fonte: Fenasps

Comments fornecido por CComment