Após três dias de intensos protestos em Brasília os Servidores Públicos Federais realizaram um ato quarta-feira, 3 de agosto, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quinta-feira (4), o Fonasefe realizou uma reunião ampliada, encerrando a semana da Jornada de Lutas em Brasília.

Antes do ato no STF, a base da Fenasps também participou, no dia 3 pela manhã, de uma reunião das entidades representativas dos SPFs com parlamentares da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados. 

A última oportunidade dos servidores conseguirem reposição salarial é se os parlamentares, ou o próprio governo, apresentarem emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que precisa ser votada até o final de agosto. 

Apesar de ter sido veiculada uma matéria na Folha de São Paulo que indica que o governo estaria estudando um reajuste de 5,33% para os servidores federais em 2023, os trabalhadores devem ficar atentos.

O Governo Federal pode estar agindo da mesma maneira que em março deste ano, quando convocou as entidades sindicais a uma reunião em 1º de abril, conhecido popularmente como o ‘Dia da Mentira‘, afirmando não possuir “nenhuma capacidade de negociar” um reajuste.

Na época, foi divulgado na imprensa que o Governo Federal faria uma proposta de 5% linear a todas as categorias do funcionalismo, mas nunca houve a confirmação deste índice.

Portanto, os servidores devem aumentar a mobilização nos estados e em Brasília, na luta por um reajuste salarial a todas as categorias do funcionalismo federal.

Veja mais fotos e vídeos das atividades AQUI.

Fonte: Fenasps

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments powered by CComment