Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da Fenasps solicitaram uma conversa com a Diretora de Gestão de Pessoas (DGP) do INSS, Eva Lorena.

Os assuntos abordados foram: problemas nos estados referentes à compensação da greve de 2022, pendências de recebimento da devolução dos descontos da greve de 2009 e BMOB.

Confira nos tópicos abaixo.

Compensação da greve de 2022

A diretora do INSS, Eva Lorena, informou aos plantonistas que está fazendo acompanhamento das situações dos estados e que os casos pontuais estão sendo tratados. A ideia, segundo ela, é fazer um abatimento até junho de 2023, prazo para compensação conforme o acordo de greve.

Eva adiantou que, caso tenha servidores(as) com dificuldades para compensação até o prazo, há possibilidade de pleitear a sua prorrogação. A diretora da DGP informou ainda que os casos que, por algum motivo, o sistema não esteja pontuando, devem ser levados ao conhecimento do gestor. Já para aqueles(as) servidores(as) que estão em regime semipresencial, não poderá ser compensado por hora e sim por produção.

Em relação aos diversos problemas de abatimento da greve dos(as) assistentes sociais que realizaram avaliações sociais que ultrapassaram os 5 (cinco) agendamentos por dia, a diretora ficou de consultar o coordenador de serviços previdenciários para mais informações e resolutividade da situação.

Cabe destacar, sobre a compensação da greve, que a solicitação da Fenasps ao ministro Carlos Lupi é para que a greve seja considerada compensada já que a demanda não atendida nos dias de paralisação já foi de fato cumprida.

Pendencias da Devolução dos valores da greve de 2009

Após a assinatura do acordo de greve em 2022 e levantamento realizado pela Instituição e autorização para pagamento, os valores devidos correspondente a exercícios anteriores estão sendo pagos. Ainda há casos pendentes, seja das pessoas que não encaminharam o termo de responsabilidade, seja por outras situações.

A diretora Eva Lorena informou que cerca de 50% dos(as) servidores(as) não cumpriram exigência. Diante disso, a diretora informou que será realizado um comando com informativo no aplicativo “sou gov.br" para alertar aos(as) servidores(as) que façam o cumprimento da exigência.

Os(as) servidores que fizeram greve em 2009, se enquadram no perfil de recebimento porque tiveram corte de salários, e preencheram o termo de responsabilidade e não receberam, podem fazer contato por meio do e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

BMOB/TERF

Foi informado que a Medida Provisória que autorizava a Instituição a realizar o BMOB se encerrou em 31 de dezembro de 2022. Com isso, segundo Eva Lorena, o INSS está sem instrumento legal para dar continuidade ao programa, bem como, sem orçamento para pagamentos de bônus por produtividade.

A Fenasps encaminhou ofício à DGP do INSS (confira AQUI) solicitando informações sobre a quantidade de servidores por modalidade de trabalho e sobre o BMOB/TERF.

É importante ressaltar que a FENASPS está junto do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na luta e nas negociações em relação ao reajuste salarial e contra a PEC nº 32/2020, da chamada contrarreforma administrativa, que destrói os serviços públicos e as carreiras dos servidores e servidoras.

Ressaltamos que desde o processo de transição a Fenasps incidindo sobre a necessidade de reestruturação do INSS, prova disso foi a construção do documento, conforme proposta aprovada na Plenária Nacional da Fenasps em 6 de novembro de 2022, com diagnóstico e propostas apresentado à equipe de transição do Governo Federal e aos ministros da Previdência e Desenvolvimento Social.

Vale lembrar, ainda, que a Fenasps encaminhou todas as pautas dos(as) trabalhadores(as) da Saúde, do Trabalho e do INSS, aprovadas nos fóruns da categoria aos respectivos ministérios, bem como os acordos das greves de 2022. Confira os ofícios AQUI. 

Também, a Fenasps tá junto aos fóruns dos federais (Fonasefe) nos últimos anos em uma luta contínua, com várias pautas, dentre elas o reajuste salarial, inviabilizada pelos governos Temer e Bolsonaro, que não abriram negociação.

Na próxima terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, está agendada a reinstalação da mesa de negociação com o Governo Federal, para debater o reajuste dos(as) servidores(as) do Executivo, e a Fenasps estará presente.

E, ainda nesta terça-feira, 31 de janeiro, as centrais sindicais e o Fonasefe se reuniram com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, para tratar das pautas que envolvem a classe trabalhadora e a Previdência Social, dentre elas o Decreto nº 10.620/2021.

É fundamental a categoria se apropriar dos documentos oficiais com as pautas da categoria enviadas ao governo, dos relatórios/orientações no site oficial da Fenasps, assim como nas redes sociais da Federação e permanecer mobilizada. Certamente teremos muita luta pela frente!

Nenhuma conquista foi sem luta!

Fonte: Fenasps

Comments powered by CComment