Quando um grupo de servidores dos IAPIs (Institutos de Aposentados e Pensionistas) se reuniu para fundar o Clube dos Inapiários, em 1947, não imaginava que estava plantando a semente que, 41 anos depois, daria origem ao Sindprevs/SC. Da sua fundação até 1982 o Clube manteve seu caráter recreativo. Nesse ano, porém, um grupo de servidores que organizava a categoria e havia conseguido realizar uma primeira paralisação, em pleno regime militar, viu a necessidade de contar com uma entidade que amparasse essas mobilizações.

Em 1983, esse grupo de servidores lançou uma chapa que foi eleita para a direção do Clube dos Previdenciários com mais de 90% dos votos. O Clube passou a representar de fato todos os servidores federais da Saúde e da Previdência em Santa Catarina, e organizou a primeira greve nacional, juntamente com Clubes ou Associações de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Essas entidades organizaram em 1984 uma paralisação nacional que durou mais de 60 dias e conquistou, dentre outras reivindicações, a jornada de trabalho de 30 horas semanais. Ainda em 1984, durante o 1º Encontro Nacional das Associações de Servidores do Sinpas (Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social), realizado em Belo Horizonte, representantes de Santa Catarina e dos outros quatro estados que participaram da greve fundaram a Fenasps (Federação Nacional dos Servidores da Saúde, Previdência e Assistência Social).

Em 1986, os servidores avaliam que o nome de Clube não acompanhava mais a dimensão política da entidade e, em assembléia, transformam-no na Acaseps (Associação Catarinense dos Servidores da Previdência Social).

Assim que a Constituinte permitiu o direito à sindicalização, os servidores da Previdência e do ex-Inamps (Ministério da Saúde) de Santa Catarina aprovam em assembléia transformar a Acaseps em Sindicato, nascendo o Sindprevs/SC, no dia 17 de outubro de 1988.

Nos 20 anos que se passaram, a entidade tornou-se conhecida nacionalmente pela grande participação dos servidores federais da Saúde, da Anvisa e da Previdência em Santa Catarina em todas as greves, eventos e manifestações realizadas pela categoria. Foram 21 greves e incontáveis conquistas. Incontáveis porque respeito e dignidade são ganhos impossíveis de se mensurar. E a existência do Sindprevs/SC é repleta de momentos que enchem de orgulho todos aqueles e aquelas que, de alguma forma, ajudaram a construir essa história.

» Clique aqui para conferir o Histórico das Greves