Fenasps e outras entidades debatem reajuste abusivo em reunião com o Conad da Geap/Saúde

Fenasps debate com Assessoria Jurídica e Direção do INSS

Questões relacionadas ao turno estendido na região Sul foram colocadas em reunião com a Diretora de Benefícios

O Plantão da Fenasps, cumprindo a agenda da semana, na quinta-feira, 19 de maio, se reuniu pela manhã como o assessor jurídico da Federação, Luis Fernando Silva, para debater as questões referentes às liminares da Geap/Saúde, os encaminhamentos sobre o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), a desvinculação de 30% da DRU para o orçamento da Seguridade Social e ainda as emendas à MP 726/2016, encaminhadas pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, além da possibilidade de entrar com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIns) referentes aos assuntos acima.

Foi deliberado na reunião da Frente do último dia 17 de maio que as emendas encaminhadas seriam subscritas pela Frente sem que nenhuma entidade especificamente fosse destacada. Estranhou à Fenasps que algumas entidades que até então sequer participavam das reuniões, apareceram como signatárias das emendas. Em relação a isso, o Plantão da Fenasps já se comunicou com os responsáveis pela organização da Frente fará reunião com o gabinete do senador Paulo Paim, questionando a forma como foram subscritas as emendas e a divulgação do material de convocação do lançamento da Frente, encabeçado por uma única entidade.

Ainda na parte da manhã do dia 19, os plantonistas se reuniram com a Diretora de Benefícios do INSS (Dirben), Cinara Fredo, levando as questões sobre REAT, na Superintendência Sul, e demais regionais, onde algumas APSs, contrariando orientação da Direção Central, estariam perdendo o turno estendido.

Na ocasião, a Dirben/INSS informou que estaria entrando em contato com as gerências regionais, verificando o que havia ocorrido. Informou ainda que à tarde estaria recebendo o novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário e colocaria a situação real do INSS, sua estrutura e complexidade dos serviços prestados à população e a importância estratégica do próprio órgão. Cinara ressaltou que a Direção atual do INSS faria todos os esforços para que seja revertida a atual situação em que o INSS se encontra.

Reunião na Geap/Saúde

À tarde, o Plantão da Fenasps esteve em reunião, junto de outras entidades sindicais, com o Conselho de Administração (Conad) da Geap/Saúde, na qual foi exposta a situação atual da Geap/Saúde, referente às liminares contra o reajuste abusivo nos planos.

O Conad enviará documentação referente à proposta de participação das entidades no debate referente aos percentuais de reajuste do plano.

Ainda na quinta-feira, 19, a Fenasps protocolou nos ministérios da Saúde e do Trabalho ofícios solicitando audiência com o os novos ministros para discussão das pautas de reivindicações dos servidores. Também, foram protocolados ofícios na Anvisa, a respeito de portaria sobre ponto eletrônico.

Fonte: Fenasps

Foto: Pedro Mesidor

Comments powered by CComment