Servidores mobilizados da Saúde e do INSS realizaram dois importantes atos nesta quinta-feira, 9 de junho, no Rio de Janeiro/RJ e em Teresina/PI, respectivamente. Na capital fluminense, os servidores federais da área da Saúde ocupam desde a manhã dessa quarta-feira, 8, a coordenação do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

Além do Rio, pelo menos outras quatro coordenações do Ministério da Saúde em outros estados estão ocupadas: em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Os protestos organizados pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde ocorrem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra as privatizações, criticando as medidas anunciadas pelo presidente da República interino, Michel Temer, que atingem diretamente a saúde pública - caso da desvinculação de até 30% das receitas da União, por exemplo.

Já em Teresina, capital piauiense, desde as 5h30min da manhã desta quinta, 9, servidores do INSS e trabalhadores rurais vinculados ao MST interditaram a rua em frente ao prédio do INSS, e pretendem ocupar o local por pelo menos dois dias. A mobilização é contra a Reforma da Previdência e outras medidas do governo interino de Michel Temer que atacam os direitos dos trabalhadores.

Amanhã vai ser maior

Para esta sexta-feira, 10 de junho, a expectativa é que ocorram ainda mais atividades nas agências do INSS e nas coordenações estaduais do Ministério da Saúde. Essa, inclusive, foi a orientação proposta na Reunião Ampliada da Direção Executiva Nacional (DEN) da Fenasps, com participação de representantes dos sindicatos estaduais, realizada no último dia 1° de junho: para que os sindicatos estaduais participem dos Atos Nacionais unificados, com estados, municípios e mesmo entidades que representam trabalhadores do setor privado.

Para o dia 10 são esperados grandes atos nos estados, e, em Brasília, está agendado um Dia Nacional de Luta para a próxima quinta-feira, 16 de junho, com atividades unificadas com outras categorias do funcionalismo federal, seguindo a pauta contra a Reforma da Previdência e todas as medidas que retiram direitos dos trabalhadores (PLP 257/2016 e MP 726/2016).

Venha para a rua: a luta continua até a vitória!

Fonte: Fenasps com informações do site do Sindsprev/RJ e do portal Cidade Verde.

Comments powered by CComment