Sindprevs/SC participou de audiência sobre a reforma da Previdência e a retirada de direitos da classe trabalhadora

No dia 17 de junho, o Sindprevs/SC participou de Audiência Pública do Senado realizada em Santa Catarina na Assembleia Legislativa do Estado, com a presença do Senador Paulo Paim. A audiência abordou diversos temas de interesse da classe trabalhadora entre eles terceirizações e precarização do trabalho, privatizações e reforma da Previdência.

“O congresso que temos no parlamento não é favorável aos interesses da classe trabalhadora”, frisou o senador Paulo Paim. O senador elencou algumas lutas que, na sua visão, precisam ser imediatas para a classe trabalhadora, como a proibição do trabalho escravo, a manutenção da dívida pública, reprovação do PLC 195/2015 que trata da terceirização, reprovação do PLP 257, que prevê o congelamento dos salários dos servidores. Para ele, há a necessidade ainda de lutar contra a reforma da Previdência que retira direitos dos trabalhadores, pela implementação da reforma política e pela revogação imediata da Desvinculação das Receitas da União que retira 30% das receitas da união, estados, Distrito Federal e municípios, ou seja, retira R$ 120 bilhões por ano de recursos da seguridade Social (saúde, assistência e previdência social). Na opinião do senador, o país enfrentou um golpe com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e há a necessidade de se lutar pelo restabelecimento da democracia.

Ele criticou o aumento da aposentadoria para as mulheres e a extinção do Ministério da Previdência. Também chamou o projeto do presidente interino MichelTemer de “ponte para o abismo”. Aplaudido pelos presentes, Paim encerrou sua fala pedindo “vida longa à democracia”.

O Coordenador do Sindprevs/SC, Luciano Wolffenbüttel Véras, um dos representantes do Fórum Catarinense em Defesa dos Serviços Públicos na tribuna, falou ao Plenário sobre a reforma da Previdência, pretendida pelo governo. “É um crime o que vão fazer com a Previdência, uma injustiça aos que contribuíram com ela”, disse.

“Construímos o Fórum Catarinense em conjunto com servidores estaduais, municipais e federais, para lutarmos contra os ataques e retrocessos que estamos sofrendo. Além disso, para além dos servidores públicos o Fórum articula com os demais trabalhadores da iniciativa privada, pois os ataques atingem a todos”, apontou Luciano.

O Coordenador do Sindprevs/SC também falou sobre a instituição de um Fórum Regional Sul que vai atuar em conjunto com os servidores do Paraná e Rio Grande do Sul.

“O SUS está sendo sangrado até a morte. A Previdência, maior distribuidora de renda da América latina, está sendo esquartejada. O Ministério da Previdência extinto”, lembrou Luciano.

Ao final de sua fala, Luciano fez um apelo à unidade da classe trabalhadora: “diante destes ataques, chamamos todos à unidade no Fórum, deixando as diferenças de lado. Temos que ousar vencer como classe unida ou vamos ser derrotados como indivíduos, cada qual com sua bandeira”.

Fonte: Sindprevs/SC

Comments powered by CComment