A etapa estadual, preparatória da 16ª Conferência Nacional de Saúde, acontece no Centro de Evento da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, entre os dias 04 e 06 de junho de 2019.

É na Conferência Estadual que se votam as propostas dos estados para a saúde pública, extraídas de todas as conferências municipais e se elegem entre representantes do governo, de trabalhadores/as da saúde e de usuários, os/as delegados/as que participarão da 16ª Conferência Nacional de Saúde que acontece em Brasília, de 04 a 07 de agosto de 2019. Este é o principal espaço para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. O fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem as condições dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Esse processo de mobilização das pessoas em torno da saúde como um direito é uma forma de fortalecer e defender um Sistema Único de Saúde (SUS) público, gratuito e de qualidade. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), faz referência à 8ª Conferência Nacional, realizada em 1986, considerada histórica para o movimento popular em defesa da saúde pública, por ter sido um marco na construção do SUS. A 8ª CNS foi o primeiro evento de âmbito social em saúde que contou com a participação social, gerando as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 1988.

A 16ª CNS se articula em três eixos temático: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Os eixos centrais serão trabalhados de forma transversal, buscando incluir as mais diversas populações e temáticas específicas, como saúde do/a trabalhador/a, das mulheres, da população negra, entre outras.

Delegação do Sindprevs/SC

Você que é servidor da base do Ministério da Saúde, INSS ou Anvisa que se elegeu delegado/a para a Conferência Estadual de Saúde, seja na condição de trabalhadores/as ou usuários/as, entre em contato com o Sindprevs/SC para nos organizarmos coletivamente!

Delegados eleitos como usuários/as terão hospedagem e deslocamento subsidiado pela organização da Conferência Estadual. Delegados/as eleitos/as na categoria de trabalhadores/as que necessitarem de hospedagem e deslocamento entrem em contato com o Sindprevs/SC.

Comments powered by CComment