O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (ex-MDB) foi preso na manhã desta terça-feira (18) pela Polícia Federal. A prisão faz parte de uma operação contra uma organização criminosa que se articulou para atrapalhar e impedir investigações da Polícia Federal contra políticos e empresários.

Também estão entre os presos o delegado da PF Fernando Caieron o ex-secretário da Casa Civil Estadual, Luciano Veloso Lima.

Ao todo, 30 mandados, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária, foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre/RS.

Após analisar materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, em agosto de 2018, a PF apurou que uma organização criminosa construiu uma rede para se defender de investigações de corrupção. Essa organização era composta por um núcleo político, empresários, e servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, lotados em órgão de inteligência e investigação.

O objetivo do grupo era embaraçar investigações policiais em curso e proteger o núcleo político em troca de benesses financeiras e políticas.

Segundo a PF, dentre os crimes cometidos pelo grupo estão o vazamento sistemático de informações a respeito de operações policiais e contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar “salas seguras” a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas.

As investigações apontam a prática de crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

Chabu

O nome dado à operação, Chabu, significa dar problema, dar errado, falha no sistema, e é usado comumente em festas juninas, quando os fogos de artifício falham. Segundo a Polícia Federal, o termo era empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a acontecer.

“Ainda é cedo para um posicionamento. As informações oficiais são poucas, até o momento. Mas pra Gean, que saiu do MDB por vergonha dos mal feitos, é, no mínimo, uma grande hipocrisia”, disse o vereador Afrânio Boppré (PSOL), líder da oposição na Câmara de Vereadores.

Fonte: Site do Vereador Afrânio Boppré (Psol) com informações do Notícias do Dia e Diarinho.

Foto: Divulgação

Comments powered by CComment