O Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps respondeu, nessa quarta-feira, 28 de agosto, a proposta do governo para a carreira do Seguro Social (INSS) encaminhada no início da noite de terça, 27.
No ofício, encaminhado ao secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI), José Lopez Feijóo, o CNG-Fenasps destacou que não houve tempo hábil para uma avaliação criteriosa das propostas.
Já em relação ao convite do MGI para a solenidade de assinatura do Termo de Acordo, às 17h30 desta quarta-feira, 28, a Fenasps argumentou que após a realização da Plenária Nacional realizada em 21/08/2024, a categoria rejeitou ambas as propostas inicialmente apresentadas e aprovou a manutenção da greve e do processo de negociação junto ao MGI para readequação das mesmas.
No ofício, a Fenasps afirmou que considera que houve avanço por parte do Governo ao apresentar mudanças e acatar a pauta da categoria quanto à mudança da lei da carreira. Neste sentido, qualquer decisão sobre a assinatura do Termo de Acordo dependerá de deliberação da categoria em nova Plenária Nacional.
A Fenasps ressaltou ainda no ofício que as/os trabalhadoras/es da Carreira do Seguro Social estão em greve há 43 dias – nacionalmente e desde 16 de julho -, com corte de ponto e judicialização do movimento, em vez de abertura de processo de negociação. Apenas nessa terça-feira, 27, tivemos uma primeira audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para dar início ao processo de negociação.
Novo prazo para assinatura
O CNG-Fenasps, diante do exposto no ofício, solicitou ao MGI a prorrogação do prazo referente à assinatura do Termo de Acordo, considerando que tal decisão depende de avaliação pela categoria em nova Plenária Nacional com uma análise criteriosa. O CNG reiterou também a solicitação da participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) nas negociações referentes à greve.
A FENASPS finalizou o ofício destacando que está à disposição para demais esclarecimentos que forem necessários, bem como com a perspectiva de um processo negocial que atenda às pautas da categoria, aprovadas nos devidos fóruns deliberativos.
Confira aqui o ofício encaminhado ao MGI.
É GREVE ATÉ A VITÓRIA!
Fonte: Fenasps
Comments powered by CComment