O Sindprevs/SC reafirma, por meio de seu Núcleo de Gênero e Raça, neste 20 de novembro, Dia Consciência Negra, o compromisso com a luta contra o racismo estrutural que atravessa nossa vida em sociedade. A data é um momento para lembrar a herança de resistência dos povos africanos e afrodescendentes, e denunciar as desigualdades sociais que atravessam raça, gênero e classe.
Entendemos que não se pode enfrentar a opressão racial sem considerar também as violências de gênero e as barreiras impostas à classe trabalhadora. Por isso, o sindicato se coloca ao lado de outros movimentos sociais para fortalecer a consciência coletiva de que o racismo precisa ser enfrentado com políticas efetivas.
Reafirmamos a importância de combater o racismo em todos os lugares, como em nossos locais de trabalho, nas instituições públicas, e nos espaços de convívio social presenciais ou virtuais.
Classe trabalhadora brasileira
No mundo do trabalho, a desigualdade salarial entre negros e brancos ainda é uma realidade perversa. Segundo o Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), a renda média de pessoas negras correspondeu a apenas 58,3% da renda de pessoas brancas entre os anos de 2012 e 2023.
Essa disparidade é ainda mais cruel quando cruzada com gênero. De acordo com o Relatório de Transparência Salarial e Igualdade, mulheres negras receberam, em média, 47,5% a menos que homens não negros. Essa realidade exige mobilização sindical, denúncias e políticas públicas para transformar o mercado de trabalho e a sociedade.
Marcha das Mulheres Negras 2025
Saudamos com entusiasmo a Marcha das Mulheres Negras, que acontece em Brasília, no dia 25 de novembro. É uma mobilização histórica e urgente, que reforça a visibilidade à opressão que afeta mulheres negras, unindo demandas por igualdade racial e justiça de gênero.
Por tudo isso, o Sindprevs/SC convoca a sua base a atuar na luta antirracista. Vamos juntos construir um mundo que reconheça e retribua o valor das trabalhadoras e dos trabalhadores negros/as para que a equidade racial seja um pilar da nossa democracia e da luta da classe trabalhadora.
Núcleo de Gênero e Raça do Sindprevs/SC
Diretoria Executiva Colegiada do Sindprevs/SC
Arte em grafite @bruminarte
Comments powered by CComment