No dia 25 de março, o Superintendente Regional Sul do INSS, Alberto Carlos Freitas Alegre esteve na sede do Sindprevs/SC e reuniu-se com os dirigentes sindicais. Na ocasião, os dirigentes entregaram ao Superintendente documentos/ofícios com pautas de interesse da categoria. Entre as pautas, estavam: levantamento das condições de trabalho do Serviço Social do INSS, no qual o Sindicato solicitou providencias urgentes para que se garanta condições de trabalho a estas profissionais; e questões jurídicas referente ao tempo especial e à liberação de dirigentes sindicais; um ofício já entregue pela Fenasps ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, pela Fenasps, sobre a compensação da Greve de 2022, para que esta seja considerada compensada definitivamente. Na reunião, foi debatido também sobre a liberação dos dirigentes de base para que estes possam participar das atividades sindicais, a retomada do atendimento às servidoras/es nos Recursos Humanos do INSS, entre outros temas. O Superintendente mostrou-se aberto ao diálogo e comprometeu-se em marcar reuniões específicas para detalhar e buscar soluções para as demandas levantadas pelo Sindicato. 

“A visita para mim tem um grande significado de que o Sindicato estará aberto para negociações e ao diálogo”, disse Alegre. Ele também defendeu que é necessário humanizar novamente o INSS e rever a política de gestão do Órgão, principalmente das metas abusivas e de melhores condições para quem está no teletrabalho. “Mais da metade dos servidores estão trabalhando em casa, usando sua luz, computadores e internet, sem as condições necessárias. Nos últimos quatro anos fomos amassados pelo governo. Esperamos que neste novo governo, mais sensível a causa dos trabalhadores, possamos avançar”, completou. Ele disse ainda ser sindicalizado e que defende o papel dos sindicatos por estes atuarem em prol das lutas coletivas tão necessárias para a classe trabalhadora.

O Coordenador do Sindprevs/SC, Valmir Braz de Souza, afirmou que “o Sindprevs/SC tem plena consciência da importância do seu papel para a luta das/os servidoras/es e também das demandas da população que hoje necessita da Previdência Social, sendo esta a fonte de renda de muitas famílias”.

Valmir também pontuou que hoje está havendo muita dificuldade para a liberação das/os trabalhadoras/os e dirigentes sindicais para participarem e atuarem no Sindicato e que isto precisa ser resolvido com urgência.

Por fim, o Superintendente convidou o Sindicato a estar presente no Encontro de Gestão do INSS dos três estados, que acontecerá neste dia 2 de abril em Balneário Camboriú.

Na avaliação da Diretoria do Sindprevs/SC, este primeiro contato com o novo Superintendente Regional Sul do INSS foi positivo, principalmente com o que ficou acordado para a realização de novas reuniões específicas por assunto para resolver as demandas da categoria.

#INSS

#SindprevsSC

Comments powered by CComment